Imprimir

As discussões sobre a formulação da política de extensão da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) estiveram em pauta na programação da manhã de terça-feira (27) da 14ª Mostra da Produção da Universitária (MPU). O encontro buscou socializar o processo de construção da política de extensão, em desenvolvimento desde 2011, e apresentar os resultados da consulta pública realizada em 2015. A atividade foi conduzida pela pró-reitora de Extensão e Cultura da FURG, Lúcia Anello. 

Na abertura do encontro, a reitora da FURG, Cleuza Dias, contextualizou o empenho da Universidade para o planejamento de políticas que possam estabelecer as diretrizes para as ações de extensão. Além da de extensão, a FURG concluiu em 2014 a construção da política ambiental e iniciou o debate sobre a de comunicação. "São ações estruturantes para o planejamento futuro da Universidade", explica. Cleuza Dias também destacou a importância do fortalecimento da extensão, em sua integração crescente com o ensino e a pesquisa, na perspectiva de melhorar a qualidade de vida das pessoas e atrair o saber da comunidade para as reflexões acadêmicas. "A extensão alimenta o ensino e a pesquisa, que retornam em projetos de extensão", sintetiza.   

Cerca de 60 representantes da comunidade universitária colaboraram com a consulta pública. Os resultados foram apresentados na 14ª MPU junto com a proposta textual para o documento da política de extensão. Na apresentação, os participantes contribuíram com discussões sobre protagonismo da participação discente para a proposição de projetos de extensão e os aspectos conceituais presentes no documento, como as definições de “inovação” e “prestação de serviços”. As preocupações centram-se na possibilidade de caracterização como “extensão” dos projetos que têm como objeto relações que atendem a interesses privados. As questões apontadas pela comunidade, durante o evento da MPU e nos resultados da consulta pública, balizarão as discussões do Comitê de Extensão, antes do encaminhamento do texto à aprovação do Conselho Universitário (Consun). 

A pró-reitora Lúcia Anello ressaltou o contexto de disputa político-ideológica para a construção do documento da política de extensão e a necessidade contínua de construção democrática. “Tivemos muita dificuldade para que todos se enxergassem no processo. É importante que todos nós estejamos ali (no documento da política de extensão), mesmo os antagonismos. Esse sempre será um processo de construção”, avalia.

 

 

10 28 01 10 28 02