O trio formado pelo flautista Gil Soares, o violonista Silverio Barcellos e o percussionista Jucá de Leon lança o CD intitulado – “Sovaco de Cobra visita Avenando Júnior”, hoje à noite (29/10), às 20h no Cidec-Sul da FURG durante o encerramento da 14° Mostra da Produção Universitária (MPU).
 
O projeto , que teve financiamento do Procultura, homenageia o cavaquinhista e compositor pelotense Avendano Júnior. Entre as diversas canções do trio, o registro da composição Mimoso teve, ainda, a participação do violonista Milton Alves (Milton Sete Cordas), membro do regional que Avendano comandou por décadas, no bar Liberdade, antigo reduto boêmio de Pelotas. 
 
Trabalho que transformou o restaurante em um templo do choro, um reconhecimento que atravessou as fronteiras de Pelotas e hoje "faz parte da história da música recente da cidade", como descreveu o projeto enviado à Secretaria de Cultura no ano passado.
 
A Mostra da Produção Universitária encerra sua 14° edição com o show gratuito e aberto a comunidade, reafirmando o compromisso da FURG não só com os saberes, como também, em propor cultura.

As discussões sobre a formulação da política de extensão da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) estiveram em pauta na programação da manhã de terça-feira (27) da 14ª Mostra da Produção da Universitária (MPU). O encontro buscou socializar o processo de construção da política de extensão, em desenvolvimento desde 2011, e apresentar os resultados da consulta pública realizada em 2015. A atividade foi conduzida pela pró-reitora de Extensão e Cultura da FURG, Lúcia Anello. 

Na abertura do encontro, a reitora da FURG, Cleuza Dias, contextualizou o empenho da Universidade para o planejamento de políticas que possam estabelecer as diretrizes para as ações de extensão. Além da de extensão, a FURG concluiu em 2014 a construção da política ambiental e iniciou o debate sobre a de comunicação. "São ações estruturantes para o planejamento futuro da Universidade", explica. Cleuza Dias também destacou a importância do fortalecimento da extensão, em sua integração crescente com o ensino e a pesquisa, na perspectiva de melhorar a qualidade de vida das pessoas e atrair o saber da comunidade para as reflexões acadêmicas. "A extensão alimenta o ensino e a pesquisa, que retornam em projetos de extensão", sintetiza.   

Cerca de 60 representantes da comunidade universitária colaboraram com a consulta pública. Os resultados foram apresentados na 14ª MPU junto com a proposta textual para o documento da política de extensão. Na apresentação, os participantes contribuíram com discussões sobre protagonismo da participação discente para a proposição de projetos de extensão e os aspectos conceituais presentes no documento, como as definições de “inovação” e “prestação de serviços”. As preocupações centram-se na possibilidade de caracterização como “extensão” dos projetos que têm como objeto relações que atendem a interesses privados. As questões apontadas pela comunidade, durante o evento da MPU e nos resultados da consulta pública, balizarão as discussões do Comitê de Extensão, antes do encaminhamento do texto à aprovação do Conselho Universitário (Consun). 

A pró-reitora Lúcia Anello ressaltou o contexto de disputa político-ideológica para a construção do documento da política de extensão e a necessidade contínua de construção democrática. “Tivemos muita dificuldade para que todos se enxergassem no processo. É importante que todos nós estejamos ali (no documento da política de extensão), mesmo os antagonismos. Esse sempre será um processo de construção”, avalia.

 

 

10 28 01 10 28 02

 

 

 

Uma noite de emoção é como pode ser descrita a abertura da 14ª edição da Mostra de Produção Universitária na segunda-feira, 26, no Cidec-Sul. A MPU foi aberta pela reitora Cleuza Maria Sobral Dias e todos os pró-reitores, além da presença do prefeito municipal Alexandre Lindenmeyer. O destaque desta edição, dedicada à Extensão Universitária, foi entregue à servidora da FURG, atualmente cedida à Prefeitura, Darlene Torrada Pereira, que agradeceu mostrando-se comovida. Ela também foi a palestrante da noite de abertura, falando sobre o histórico e as diretrizes da extensão na FURG. O auditório esteve lotado durante todas as atividades da noite.
 
Assistente social e mestre em Desenvolvimento Social, Darlene atuou na área de recursos humanos. Participou da equipe que implantou, entre outras coisas, o formato de avaliação de desempenho utilizado na Universidade. Atuante desde sempre na Extensão, um dos tripés que formam a atuação universitária junto ao ensino e à pesquisa, foi partícipe da criação e institucionalização de vários projetos, entre eles o Centro Regional de Estudos e Pesquisas sobre Dependência Química (Cenpre) e o Núcleo de Desenvolvimento Social e Econômico (Nudese).
 
Como a primeira técnica administrativa em Educação a ser pró-reitora de Assuntos Comunitários e Estudantis, propôs e efetivou a reforma na estrutura administrativa da pró-reitoria, que passou a ser de Extensão e Cultura. No mesmo cargo, coordenou também a mudança estrutural das emissoras de rádio e televisão da FURG, então ligadas à extensão, promovendo maior institucionalização e reformulando as programações. A partir daí, abriu caminho também para a estruturação efetiva da área da Comunicação da FURG.
 
SOM EM MOVIMENTO – Após a palestra, foi realizado pelos grupos extensionistas da FURG Coral Universitário, Gênesis Cia. de Dança e Khirian Teatro de Dança, o espetáculo Som em Movimento. Mesclando música e dança, um grande número de integrantes dos grupos mostrou domínio vocal e coreografias que arrancaram muitos aplausos do público, durante e após o show, que foi dedicado ao professor Luiz Augusto Andreolli de Moraes, participante do Coral e de vários projetos culturais, recentemente falecido.
 
 
10 27 01  10 27 02
10 27 03  10 27 04
10 27 05  10 27 06
 
Uma representação do câmpus FURG-SAP esta presente no Câmpus Carreiros para participar da 14ª Mostra da Produção Universitária (MPU).
 
Durante o evento, os acadêmicos dos cursos de Engenharia Agroindustrial e Licenciatura em Ciências Exatas apresentarão inúmeros artigos referentes a pesquisas desenvolvidas e trabalhos de ensino e extensão realizados e aceitos pela comissão organizadora do evento.
 
Integram também a equipe do Campus FURG-SAP os estudantes do Diretório Acadêmico das Engenharias Agroindustriais e integrantes do Grupo PET FURG-SAP, bem como docentes e técnicos em educação.
O grupo de dança da terceira idade da FURG (Nuti FURG) do projeto A Arte de Dançar na Terceira Idade estará realizando intervenções relacionadas à temática da dança na 14° Mostra de Produção Universitária (MPU) da FURG, tendo como logo da proposta #eucurtooprojetoaartededançarnaterceiraidadedafurg. 
 
Os bolsistas e idosos, a pedido do Diretório de Arte e Cultura, construíram, através de um processo de criação colaborativa, cerca de 10 atividades, com o objetivo de promover e divulgar o projeto para toda a comunidade universitária presente, bem como provocar trocas intergeracionais com o público presente e participar da troca de saberes oriundas da mostra.
 
Em 2015, a mostra tem como tema #furgcompromissosocial, e busca ser um espaço/tempo que, para além de integrar as atividades de pesquisa, ensino e extensão, aborde o papel e compromisso político, ético, social e ambiental das Instituições Públicas de Ensino Superior, no que se refere à produção do conhecimento e construção de estratégias de superação das diferentes contradições e desafios vividos atualmente no Brasil.
 
As ações do grupo de dança do Nuti acontecem nos dias 27 e 28, das 13h às 13h45, nos corredores dos pavilhões 1 e 3, onde estará acontecendo a mostra dos trabalhos. Haverá a distribuição de brindes e folders do projeto para as pessoas que participarem das atividades.
 
 Além disso, a bolsista de cultura do projeto, Ângela M. Milach, estará apresentando, no 2° Simpósio de Cultura, dia 28, às 19h uma apresentação oral diferenciada, com ações práticas de dança durante o trabalho teórico que é intitulado “Projeto A Arte de Dançar na Terceira Idade: o ser idoso como um cocriador cultural”.
O projeto A Arte de Dançar na Terceira Idade, do qual o grupo de dança do Nuti da FURG faz parte, tem como objetivos principais: proporcionar a construção de produções artístico-culturais, promover espaços de discussão e criação sobre a dança na terceira idade, facilitar o acesso à cultura e quebrar paradigmas e barreiras socioculturais impostas ao idoso. 
 
O projeto integra as ações do Núcleo Universitário da Terceira Idade (Nuti/FURG), e tem o apoio do Diretório de Arte e Cultura da FURG, da Pró-Reitoria de Extensão, do Núcleo Universitário da Terceira Idade da FURG e financiamento do edital PDE/2015.

A 14ª Mostra da Produção Universitária (MPU) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) iniciou as suas atividades nesta segunda-feira, estendendo-se até 29 de outubro. A MPU tem por objetivo a divulgação, a promoção e o acompanhamento dos diversos trabalhos em nível de graduação e pós-graduação, desenvolvidos por membros de projetos da FURG e de outras Instituições de Ensino Superior. Criada em 2002, a MPU é composta atualmente pelo Congresso de Iniciação Científica (CIC), pelo Seminário de Extensão, pelo Encontro de Pós-Graduação (EPG), pelo Seminário de Ensino, pela Feira de Inovação Tecnológica e pelo Simpósio de Cultura. 

A programação começou às 9h, no Cidec-Sul, com o Encontro dos Grupos de Pesquisa. A atividade segue também durante a tarde, com debates sobre a construção de parcerias entre grupos de pesquisa da FURG com outras instituições nacionais e internacionais e empresas do setor público e privado; e a inserção dos grupos de pesquisa na agenda nacional de pesquisa e pós-graduação. 

À noite, às 19h30, no Cidec-Sul, será realizada a cerimônia de abertura do evento, com a palestra da homenageada da 14ª MPU, a assistente social Darlene Pereira. Após, às 20h30, o público poderá prestigiar a Mostra Artística “Som e Movimento”, com a participação do Coral da FURG, do Grupo Kiriann e da Companhia Gêneses de Dança e Teatro. 

Na terça-feira (27), às 8h, no Cidec-Sul, a pró-reitora de extensão e cultura da FURG, Lúcia Anello, apresentará os resultados da consulta pública para a Política de Extensão. Durante a amanhã, serão iniciadas as apresentações de trabalho nos Prédios 1 e 3.