A assistente social que sempre atuou em ações extensionistas vai palestrar na abertura da MPU 2015

 

Em reunião no Gabinete da Reitora, nesta terça-feira, 7, a técnica administrativa em Educação (TAE) Darlene Torrada Pereira recebeu e aceitou convite para ser a homenageada na 14ª Mostra da Produção Universitária – MPU, que ocorre de 26 a 29 de outubro de 2015. A MPU é o principal evento científico-cultural da Universidade Federal do Rio Grande – FURG e, a cada ano, destaca um dos três segmentos acadêmicos: Ensino, Pesquisa ou Extensão, com homenagem a um profissional de grande atuação no segmento destacado.

A Extensão é o segmento que mais trabalha com as comunidades, considerada um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre a Universidade e os demais setores da sociedade. Segundo a reitora Cleuza Dias, Darlene Pereira é uma referência em Extensão não só na FURG, mas em todo o Brasil. A FURG participa de várias instâncias de discussões extensionistas, muito pelas atividades desenvolvidas pela homenageada.

Darlene, que atualmente está cedida para a Prefeitura, onde atua como chefe do Gabinete do Prefeito, agradeceu emocionada a homenagem e confirmou que ministrará a palestra de abertura da 14ª MPU. Participaram da reunião, além da reitora Cleuza Dias e da homenageada, o vice-reitor Danilo Giroldo, a chefe de Gabinete Maria Rozana Rodrigues e os pró-reitores Mozart Martins, Denise Martinez, Ednei Primel e Adriana Silveira (em exercício).

História extensionista – Nas duas décadas em que trabalha na FURG, a assistente social Darlene Torrada Pereira destacou-se nas atividades de Extensão, unindo a profissão no Serviço Social ao atendimento e troca de saberes entre a FURG e as comunidades. Junto à docente Eliane Bacchieri Duarte, idealizou o serviço hoje conhecido pela sigla Nudese – Núcleo de Desenvolvimento Social e Econômico, apoiando grupos de trabalhadores informais, artesãos, microempresas e cooperativas. Participou de diversas iniciativas voltadas ao incremento da chamada economia popular e solidária, uma alternativa à economia de mercado.

Também esteve sempre presente nos debates nacionais sobre as políticas para a área de Extensão nas universidades públicas. Entre outros cargos na FURG, foi pró-reitora de Assuntos Comunitários e Estudantis e, após a mudança estrutural da FURG, pró-reitora de Extensão e Cultura e pró-reitora de Assuntos Estudantis. Para a homenageada da 14ª MPU, “a extensão, o trabalho com o povo e as comunidades continua sendo a melhor ferramenta de transformação social”.